Após um primeiro teste no universo do lar em 2022 com uma colaboração com a marca dinamarquesa de roupas de cama Tekla, a Jacquemus lança-se no design de interiores. A casa parisiense apresenta uma primeira coleção batizada Objets e homenageia a famosa arquiteta italiana Gae Aulenti, reeditando algumas das suas criações dos anos 1960.
“Design, arquitetura e arte sempre foram fontes de inspiração para Simon Porte Jacquemus”, lembra a marca. Há cinco anos, por exemplo,o designer assinou a coleção prêt-à-porter La Collectionneuse para o outono-inverno 2019/20, inspirada em múltiplas referências artísticas, das cadeiras modernistas de Pierre Jeanneret até à arquitetura de Gae Aulenti, conhecida, entre outras coisas, pelos seus arranjos para o Musée d’Orsay ou o Palais Grassi em Veneza, que abriga a coleção Pinault.
O criador explica em comunicado: “Sempre sonhei em desenvolver uma linha de mobiliário… Sou um grande fã de cadeiras de design e coleciono cadeiras vintage Gae Aulenti há muitos anos, desde que as vi no filme ‘La Piscine’ de Jacques Deray.” Com base no savoir-faire do fabricante italiano de móveis de luxo Exteta, implantado ao norte de Milão, em Brianza, Simon Porte Jacquemus revisita os modelos “Locus Solus” feitos em 1964 por Gae Aulenti, que descobriu neste filme.
O designer reedita, nomeadamente, uma cadeira, um cadeirão e uma cadeira de praia, às quais acrescenta o seu toque “com um tecido amarelas inspirado nos colchões de praia e guarda-sóis dos anos 1980”. Esta coleção cápsula de edição limitada é vendida no site da marca e na boutique da avenue Montaigne, em Paris, por 1.188 euros para a cadeira, 3.456 para o cadeirão e 5.940 para a chaise longue.
Objets busca também ser uma extensão da coleção prêt-à-porter Raffia, lançada em dezembro de 2022, através de uma quinzena de acessórios e objetos de design, como bandejas, pratos com suportes, jarras, taças, porta-chaves, cestas, etc. A maioria é feita em couro na Itália, lembrando os acessórios de design das casas de luxo. A esta lista somam-se ganchos de cabelo em latão dourado e molas de roupa em couro, no típico espírito lúdico da Jacquemus. Os preços variam entre 150 e 400 euros e mais.
Esta coleção é completada por uma série de livros raros ou catálogos de arte vintage encontrados por Simon Porte Jacquemus entre os seus artistas favoritos, como Pablo Picasso, David Hockney, Jean Dubuffet para citar apenas alguns, bem como algumas impressões originais do fotógrafo Lucien Clérigo. Uma proposta inusitada e, ao mesmo tempo, eclética e apurada, em sintonia com o estilo da marca.